O Gil Eannes e outros encantos de Viana do Castelo

A quarta paragem da nossa viagem leva-nos à foz do rio Lima, pronta para atracar no imenso porto de Viana do Castelo e descobrir os seus encantos de quem fala tanto.

De fato, e apesar de ser muitos que o caracterizam, é o navio Gil Eannes que conseguiu chamar mais a nossa atenção.

O navio histórico foi o carro-chefe da 'esfregar branca' pesca Português do bacalhau nas águas da Groenlândia e Terra Nova por 18 anos, foi resgatado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em 1997, quando sua venda para a sucata anunciado.

Durante esses anos, além de desempenhar as tarefas de um navio hospitalar, Gil Eannes realizou tarefas de autoridade marítima, correio, rebocador e quebra-gelo; mesmo atingindo tarefas de fornecimento para outros navios da frota.

Atualmente, restaurado e visitável, o navio está localizado no porto da cidade funcionando como um museu e pousada da juventude. Um barco cheio de história e segredos que os portugueses decidiram compartilhar com os turistas que vêm passar o dia em suas terras.

O porto de pesca nos dá a oportunidade de ver seus barcos darem um passeio e nos faz compartilhar de sua tradicional união com o mar, permitindo-nos desfrutar de sua privilegiada situação geográfica.

E se você está amantes fiéis do mundo da moda, você não pode ignorar a visita ao Museu do Traje, onde você pode deliciar-se com uma interessante exposição de vestido tradicional com o antigo trabalho de pesca e algas colheita dessa área Português foram feitas .

Além disso, localizado dentro de uma das igrejas da cidade e ser um marco para os pescadores, é a Virgem da Agonia, todo 20 de agosto vem para abençoar o mar com um de seus belos trajes.

O mar traz sempre as histórias e lendas de que mais gostamos, e talvez seja por isso que gostamos tanto de Viana do Castelo.

 

gil eannes.png
Fundacion Traslatio